3 dias em Istambul, o que ver, fazer e visitar.

A porta da Europa para a Ásia. A ponte entre Oriente e Ocidente. Uma das grandes capitais da Europa e do mundo que eu precisava visitar. Uma viagem diferente. Algo fora do comum. Nem Ásia nem, nem Europa. Mesquitas, kebab, skylines com o sol mágico na chamada para a oração, o exotismo da cidade, cantinhos de filme com momentos memoráveis e os melhores locais e coisas mais divertidas para fazer em Istambul…

Maravilhe-se com as Mesquitas durante a noite no Parque do Sultão Ahmet

Após o desembarque na cidade, mesmo com malas e mochilas, provavelmente eu vivi uma das melhores momentos que vêm à minha mente depois da minha viagem a Istambul: as mesquitas azuis e Sophia iluminadas.

Essas enormes mesquitas, brilhando no céu escuro de noite parecia ter saído de um conto de fadas.

Sem dúvida, um passeio pelo Parque do Sultão Ahmet, entre a Mesquita Azul e Santa Sofia, deixando passar os minutos, sentado em um dos bancos ao lado da brilhante e colorida fonte, é uma das melhores coisas que você pode fazer em Istambul durante a noite e um dos momentos mais mágicos e especiais que se pode viver na cidade.

O melhor Kebab

Uma dessas coisas essenciais que você não pode perder em Istambul é o kebab. Como não.

Para mim, o melhor kebab é cordeiro. Um verdadeiro espetáculo. Na verdade eu acho que é a melhor escolha, mas você também pode tentar de o frango. Mas você irá notar a diferença rapidamente.

A noite de Istambul

Alguém poderia falar de Istambul como uma das capitais européias mais visitadas, e a primeira coisa que vem à mente é a famosa linha do horizonte de mesquitas, o Grande Bazar, banhos turcos e, claro, a agitação nas ruas, não é? Bem, se você pensa assim, suas expectativas estão corretas, mas… e se eu lhe disser que às 23: 00h as ruas de Istambul parecem ter recibido um toque de recolher? Mesmo em um fim de semana? Como em todas as cidades é verdade que existem áreas onde a vida noturna está concentrada, mas o que não é normal é encontrar a cidade como encontramos, embora a priori pode parecer chato, mas acredite que para nós foi um dos experiências mais incríveis de toda a viagem.

Palácio Topkapi

Imagine mais de 700.000 metros quadrados cheio de pátios, jardins e edifícios e no seu interior quartos e passagens como essas que você vê abaixo.

Este palácio é uma visita imprescindível.

Lugares excepcionalmente preservados de outro tempo e que com um pouco de imaginação você poderá pensar como viviam os sultões. Você pode imaginar um dos sultões andando através de portas como esta?

A sua localização é incrível. É, literalmente, entre o Corno de Ouro e o Mar de Mármara. Uma posição estratégica desde onde era controlado a entrada e saída de navios e agora oferece aos visitantes uma vista linda de vários pontos.

No Palácio Topkapi, também estão algumas das peças mais caras do mundo: um diamante 88 kilates e o punhal Topkapi, arma branca mais cara do mundo feito de ouro e esmeraldas incrustadas.

Como vocês podem ver a decoração era de azulares com diversas cores e formas, era o tipo de decoração utilizada na época e um exemplo da arquitetura Otomana.

Neste palácio, e mais especificamente no Harem, era onde o Sultão vivia com suas 500-800 mulheres. Todas elas eram de alto nível e perfeitamente “ensinadas” para acompanhar o sultão em qualquer lugar. A mãe do Sultão era encarregada de cuidar de tudo. Ela marcava as diretrizes que as mulheres seguiriam, inclusive ditava ordens.

600 anos de história, que são transmitidas através das paredes, pelas quais  revelam segredos… Neste lugar você se sentiram no filme Mil e Uma Noites.

Descubra o misticismo das Cisternas Yerebatan

Um dos lugares que mais me impressionou em Istambul foram as cisternas de Yerebatan. 336 colunas de 9 metros de altura sob uma iluminação espetacular, som das gotinhas que caem do teto sobre a água em um ambiente místico de luzes e sombras fazem deste lugar um dos mais interessantes em Istambul.

Assim que você entra, há umas escadinhas molhadas e escorregadias que te levará para algumas passarelas sobre a água, onde você poderá fazer um passeio rodeado de colunas.

As cisternas de Yerebatan poderiam ter armazenado até 100 mil metros cúbicos de água, procedentes das florestas de Belgrado, mais de 20 quilômetros de distância.

Almoce no “Restaurante Panorâmico” e tenha Istambul aos seus pés

Está localizado no sétimo andar do hotel Adamar. Você irá desfrutar de uma espetacular vista panorâmica de Istambul com a visão da cúpula de Santa Sophia, da mesquita azul, Ilhas dos Príncipes, o Bósforo e o mar de Marmara.

Santa Sofia e a Mesquita Azul

Hoje em dia se desconhece exatamente quantas mesquitas há em Istambul em proporção do número de habitantes da cidade. Isso você saberá dependendo do lugar que você perguntar, alguns irão dizer que são 1000 mesquitas para 15 milhões de habitantes, outros te dirão que são 3000 mesquitas para 17 milhões.

Em Istambul há muitas mesquitas, assim que você poderá ficar confuso na hora de decidir qual visitar.

Por isso escolhi as principais, Santa Sofia e Mesquita Azul.

A primeira delas, foi uma igreja durante os primeiros 1000 anos de existência e quando tornou-se uma mesquita, foram adicionados os minaretes e os escudos redondos. Os mosaicos foram respeitados.

Não deixe de visitar a parte superior de Santa Sofia. Saindo dela, vocês irão se deparar com a Mesquita Azul, simplesmente cruzando parque de Sultanahmet.

Antes de entrar, como sempre, tire os sapatos, ou você colocar umas meninas de plástico ou entre descalço.

200 vitrais e lâmpadas de aranha gigante, são responsáveis por iluminar o interior da Mesquita Azul.

A mesquita é tão alta que seria possível caber dentro dela um edifício de 14 andares, cerca de 43 metros de altura com 20.000 azulejos azuis que cobrem todo o interior, por isso que ela é chamada de Mesquita Azul.

Tome um chá e veja o pôr-do-sol de Uskudar, o melhor pôr-do-sol em Istambul

Sem dúvida uma das coisas surpreendentes para se fazer em Istambul e que certamente te trará uma memória inigualável da capital turca é o maravilhoso entardecer, desfrute de um chá em confortáveis almofadas de frente para o Bósforo e do Skyline de Istambul.

Quando o sol se põe detrás da torre Galata, você terá uma visão maravilhosa das mesquitas iluminadas.

Compre no Grand Bazaar e alucine com o  mercado Eminönü

Outra daquelas coisas que você não pode deixar de fazer em Istambul é uma visita ao Grand Bazaar de Istambul.

Preparem-se para aguentar o ritmo frenético do lugar e se for comprar algo, pechinche muito!

O Grand Bazaar de Istambul é um dos maiores mercados do mundo. São mais de 60 ruas com lojas onde você encontrará de tudo.

Mas se você realmente quer ver como é um mercado verdadeiro, vá ao sábado no mercado Eminönü.

Aquilo é uma loucura, locais para cima e para baixo realizando suas compras. Este lugar é interessante, pois o 1º é cheio de turistas e neste você poderá apreciar o estilo de vida dos nativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *